segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A google sempre incentivando seus usuários








Se não acredita entre lá no google imagens e verifica!

Você sabe o que são os feeds?

Domingo, 07 Setembro, 13h19

Sabe aquela rotina de entrar em um site todos os dias para verificar se atualizaram alguma coisa? Às vezes as atualizações são exibidas direto como destaques na home, em outras vezes existe uma caixinha chamada "atualizações", para destacar quais seções do site possuem algo novo, mas na maioria das vezes, simplesmente não dá pra saber, só visitando as seções. Isso é passado! :)

Feed - do inglês "alimentar", também chamado de Syndication - é uma tecnologia baseada no padrão XML, utilizada pelos sites para prover conteúdo de forma que possam ser integrados por outros aplicativos, ou simplesmente lidos remotamente. Os feeds existem há muito tempo - lá pelos idos de 1999 - mas até hoje são considerados por muitos como uma coisa nova e ignorados pela maioria.

O uso dessa tecnologia foi alavancada pelos blogs, que geram conteúdo rápido e constante, porém normalmente bem específicos, fazendo com que seus leitores sejam os mais diversos possíveis e "colecionadores". Leitores de sites de notícia, normalmente não passam de 2 sites que verificam diariamente por novidades, mas leitores de blogs, em sua maioria, acumulam blogs preferidos e os visitam diariamente ou simplesmente lêem seus conteúdos através de seu leitor de feeds.

Como utilizar os feeds

Assim como você precisa de um programa chamado navegador (browser) para exibir páginas da Internet, precisa de um programa leitor de feeds para poder utilizar essa tecnologia. A boa notícia é que diversos programas que você já utiliza possuem a habilidade de ler feeds: Firefox, Internet Explorer, Thunderbird, Outlook, etc. Eu prefiro utilizar versões online, pela facilidade de poder ver em qualquer plataforma (uso Mac e PC), dependendo apenas de um navegador e conexão com a Internet, além de poder "levar" meus feeds para qualquer lugar.

Para usufruir das vantagens de um feed, você deve assiná-lo. Se você usa serviços web, fica muito mais fácil. Existem diversos serviços online muito bons, como Bloglines, Netvibes ou Google Reader.

Qual a grande vantagem de assinar feeds de sites? São várias:

1. Não precisar visitá-los para saber se existe atualização e qual o conteúdo novo

2. Você só lê o que quiser, dos sites que quiser e mantém um histórico para referência futura

3. Reduz o tempo gasto nesse processo, pois somente o conteúdo é carregado, sem imagens desnecessárias

4. Reduz o ruído na comunicação, causado por outros textos e anúncios que "pulam" na tela

Para saber mais

1. Sobre feeds RSS e Atom
2. Configure feeds no Thunderbird
3. Para brincar (mais avançado): Aproveite melhor seus feeds com Yahoo! Pipes

* O logo do RSS é livre e aberto. Essa versão está no Flickr do Henrichro

Assuntos: Feeds, RSS, Blogs, Web, Atualização, Reader